News & Announcements

07/11/2013: INAC pretende profunda análise sobre criança na comunicação social

INAC pretende profunda análise sobre criança na comunicação social

Luanda - A directora do Instituto Nacional da Criança (INAC), Ruth Madalena Mixinge, disse hoje, quinta-feira, em Luanda, que a instituição, pretende uma profunda análise sobre a criança na Comunicação Social, tendo em atenção o tempo e as matérias publicadas.

Ruth Madalena Mixinge expressou tal  pretensão ao intervir num workshop sob o tema “A Criança e a Mulher nos Media”, um evento dirigido para editores de informação, repórteres e realizadores de programas sociais.

Segundo a responsável, é de extrema importância que os jornalistas conheçam melhor os mecanismos, balizas existentes e que saibam como promover os direitos e questões de cidadania, resgate de valores, formação, informação e educação.

Para si, os programas infantis devem ser de igual modo apresentados por crianças, pois informar para esta franja carece de uma linguagem apropriada.

“ Há uma tendência muito grande de colocarmos adultos a apresentarem programas infantis”, lamentou a directora.

Nesta senda, referiu que o destaque deve sempre ser dado na perspectiva de educação e informação, aspectos a serem permanentemente analisados pelos jornalistas.

“ A criança deve ser vista nas duas vertentes, como produtor de informação e como um beneficiário, perspectivas estas que apresentam muitas lacunas”, disse.

Concluindo, Ruth Mixinge avançou que o jornalista tem que ter a capacidade de poder orientar e contribuir no crescimento das crianças e formação do carácter e identidade.

O workshop foi realizado pelo Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), no âmbito das orientações e materializações da política formativa do Ministério da Comunicação Social, consubstanciada na formação de quantidade técnica, profissional e responsável.