News & Announcements

04/11/2013: Destacada contribuição de Angola para desenvolvimento da CPLP

Destacada contribuição de Angola para desenvolvimento da CPLP


Luanda - O presidente da Assembleia Nacional da República Democrática de Timor Leste, Vicente da Silva Guterres, reconheceu em Luanda, o contributo que Angola tem dado para o desenvolvimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Temos que reconhecer que Angola, a semelhança de outros países que compõe a CPLP, tem dado o seu melhor para a preservação da paz regional e mundial”, disse o parlamentar timorense.

Vicente Guterres, que fala à imprensa a margem da visita de uma delegação parlamentar da CPLP ao Museu Nacional de História Militar, disse que Angola possui um povo lutador e ansioso da sua liberdade e com grande particularidade de solidariedade com outros povos, componentes que qualquer visitante pode aprender.

É necessário que os angolanos continuem unidos porque a união tem uma força tremenda para desenvolver o país e consequentemente ajudar os outros países em dificuldades, como a Guiné-Bissau e Moçambique, sublinhou.

Quanto aos grandes desafios da CPLP, o parlamentar disse ser responsabilidade dos países membros estabelecer medidas culturais, económicos e sociais em prol da consolidação da organização.

Os secretários-gerais dos parlamentos da CPLP reuniram nesta segunda-feira, em Luanda, no seu XIV encontro, para apresentar os relatórios nacionais e avaliar o grau de cumprimento do plano de actividades para o período 2012/2013.

O evento, que decorre sob o lema “Cultura de paz na CPLP”, visa reforçar dos laços de amizade e de cooperação inter-parlamentar entre os Estados membros da comunidade, no âmbito da sua estratégia de promoção da paz e segurança mundiais.