News & Announcements

31/10/2013: Poupança permite encarar futuro com maior segurança

Poupança permite encarar futuro com maior segurança

Luanda - A poupança permite, individualmente, encarar o futuro com maior segurança, regrar a condição de consumo, planear e desenvolver projectos pessoais com menos incertezas, afirmou em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Lima Massano.

De acordo com o governador, que falava no acto da abertura do Fórum da Poupança, para saudar o dia Mundial da Poupança, colectivamente, o aumento dos níveis de poupança permite libertar fundos para o financiamento do investimento.

Segundo José Massano, é necessário investir mais para garantir um maior crescimento a longo prazo, uma vez que uma das formas mais efectivas para aumentar a produção de bens e serviços na economia é estimular os investimentos em capital fixo, como máquinas.

“Assim, e dado que os valores médios para a abertura de contas bancárias, resultavam em dificuldades no acesso aos serviços financeiros e limitavam a própria condição de poupança no sistema bancário por parte dos cidadãos, com baixo rendimento, lançamos, em Agosto desse mesmo ano (2011), a campanha “Bankita”, possibilitando a abertura de contas bancárias com apenas AKZ 100, no caso de contas de depósito à ordem e de mil kwanzas para abertura de contas de depósito a prazo”, esclareceu.

Informou que após dois anos de experiencia da “Bankita”, as contas activas nesta modalidade totalizam 226 mil e 940, tendo aos seus titulares sido emitidos 140 mil cartões de débito.

Disse que muitos cidadãos inicialmente com contas “Bankita” migraram já para contas regulares, tornando-se clientes com acesso a um leque mais vasto de produtos financeiro, incluindo o crédito.

Segundo o gestor, os números demonstram que está a se esbater a ideia de que, para se ter uma conta bancária é necessário ter muito dinheiro ou que é muito caro manter uma conta activa, pois, na verdade, as contas “Bankita”, além de poderem ser abertas com montantes mínimos, não estão sujeitas a quaisquer custo de manutenção ou de movimentação e de obtenção de um cartão de débito da rede multicaixa é gratuita.

Nas mais variadas modalidades, pontualizou, até ao dia 30 de Setembro do ano em curso, o valor de depósito no sistema bancário totalizavam de AKz 3,9 trilhões, um crescimento de 12,74% comparativamente a Setembro de 2012, deste valor, 47% correspondia a depósitos a prazo, dos quais 62% pertencia ao sector privado empresarial não-financeiro, 33 porcento a particulares e 5% ao sector público empresarial.

Disse que os depósitos a prazo assumem um peso de 13,21 porcento.