News & Announcements

31/10/2013: Ministro da Saúde aponta medidas para combate da cólera

Ministro da Saúde aponta medidas para combate da cólera

Ondjiva- O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, apontou em Ondjiva, medidas urgentes para o combate da cólera na província do Cunene, com vista a evitar o surgimento de novos casos.

Em declaração à Angop no término de uma visita ao Cunene, o governante disse que entre as medidas constam a melhoria na distribuição de água potável, educação da população sobre os cuidados a ter e melhorar o funcionamento dos centros de tratamento comunitários da doença.

Acrescentou que estas medidas ajudarão também a identificar pessoas voluntarias para contribuírem no melhoramento da doença nas localidades.

O governante alertou para a necessidade de a população acorrer sempre às unidades hospitalares mais próximas quando sentir-se mal.

Por seu turno, o director provincial da Saúde no Cunene, Eulaterio Hivilikua, disse que devido o consumo de água não tratada por parte das populações, no período de 26 de Agosto a 30 de Outubro, registou-se 26 óbitos de cólera, dos 807 casos registados.

Durante a sua estadia no Cunene, o titular da Saúde manteve encontros com membros do governo provincial, do sector que dirige, e visitou o hospital municipal de Ombadja e o Centro de Captação de Água da conduta Xangongo/Ondjiva.