News & Announcements
29/10/2013: Angola assume presidência da Assembleia Parlamentar da AP-CPLP
Luanda - A República de Angola vai assumir a presidência da Assembleia Parlamentar dos parlamentos dos países de Língua portuguesa (AP-CPLP) durante a reunião que vai decorrer de 4 a 7 de Novembro do ano em curso no Palácio dos Congressos, em Luanda.
De acordo com uma nota de imprensa da Assembleia Nacional o evento que se realiza sob o lema “cultura de paz na CPLP” para além da mensagem de testemunho te como objectivo o reforço dos laços de amizade e de cooperação interparlamentar entre os Estados membros da comunidade no âmbito da sua estratégia de promoção da paz e segurança mundiais.
Entre outras questões, os delegados e participantes à reunião vão apreciar e discutir o Project do Estatuto e Regimento Interno da AP-CPLP e o Plano de Actividades da Associação para o período 2013/ 2015.
A reunião vai igualmente debater temas como democracia , estabilidade politica e desenvolvimento, integração politica e economia no espaço da CPLP, reconciliação nacional e estabilidade das instituições politicas.
Politicas comuns de boa governação, segurança nas novas tecnologias de informação, exploração de recursos naturais e ambiente, segurança social nos países da CPLP e transferências sociais e politicas de combate à pobreza na CPLP são outros temas que serão abordados no evento.
O programa de actividades da IV Reunião da AP-CPLP prevê ainda, a realização de visitas a lugares de interesse histórico e cultural como o memorial Doutor António Agostinho Neto, o Museu das Forças Armadas Angolanas, e ainda visitas de impacto social e económico com destaque para, a futura sede da Assembleia Nacional, a zona Económica Especial de Luanda e a centralidade do Kilamba.
No decorrer do encontro realizar –se – á a reunião da Rede Mulheres Parlamentares e dos Secretários Gerais dos Parlamentos da CPLP cujo objectivo é o reforço das estratégias de actuação comuns visando o fortalecimento das acções da AP- CPLP.
A AP-CPLP é o órgão da CPLP que reúne os Parlamentos nacionais dos Estados membros e é constituído na base dos resultados das eleições legislativas dos respectivos países.