News & Announcements

29/10/2013: Angola assume presidência da Assembleia Parlamentar da AP-CPLP

Angola assume presidência da Assembleia Parlamentar da AP-CPLP

Luanda - A República de Angola vai assumir a presidência da Assembleia Parlamentar dos parlamentos dos países de Língua portuguesa (AP-CPLP) durante a reunião que vai decorrer de 4 a 7 de Novembro do ano em curso no Palácio dos Congressos, em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa da Assembleia Nacional o evento que se  realiza sob o lema “cultura de paz na CPLP” para além  da mensagem de testemunho te como objectivo o reforço dos laços de amizade e de  cooperação interparlamentar entre os Estados  membros da comunidade no âmbito da  sua estratégia  de promoção da paz e segurança mundiais.

Entre outras questões, os delegados e participantes à reunião vão  apreciar e discutir o Project do Estatuto  e Regimento Interno da AP-CPLP  e o Plano de Actividades da Associação  para o período  2013/ 2015.

A  reunião vai igualmente  debater temas como  democracia , estabilidade politica e desenvolvimento, integração  politica e economia no espaço da CPLP,  reconciliação nacional  e estabilidade das instituições politicas.

Politicas comuns de boa  governação, segurança nas  novas tecnologias de informação,  exploração de recursos naturais e ambiente, segurança social nos  países da CPLP  e transferências  sociais e politicas de combate à pobreza  na CPLP são outros temas que serão abordados no evento.

O programa de actividades  da IV Reunião da AP-CPLP prevê ainda, a realização  de visitas  a lugares  de interesse histórico e cultural como o  memorial  Doutor  António Agostinho Neto, o Museu das Forças Armadas Angolanas, e ainda  visitas de impacto social e económico com  destaque para, a futura sede da Assembleia Nacional, a  zona Económica Especial  de Luanda e a centralidade do Kilamba.

No decorrer do encontro realizar –se – á  a  reunião da Rede Mulheres Parlamentares e dos Secretários Gerais dos Parlamentos da CPLP cujo objectivo é o reforço das estratégias de actuação comuns visando o fortalecimento das acções  da AP- CPLP.

A AP-CPLP é o órgão da CPLP que reúne os Parlamentos nacionais dos Estados membros e é constituído na base dos resultados das eleições legislativas dos respectivos países.