News & Announcements

25/10/2013: Mais de quatro milhões de turistas visitam Angola até 2020

Mais de quatro milhões de turistas visitam Angola até 2020

Ondjiva - Quatro milhões e 700 turistas é o número previsto de pessoas que irão visitar Angola até o ano de 2020, no âmbito das previsões do Plano Nacional do Fomento do Turismo, revelou em Ondjiva, o ministro de Hotelaria e Turismo (MINHOTUR), Pedro Mutindi.

O governante, que teceu estas considerações quando procedia a abertura do 5º Conselho Consultivo Alargado do MINHOTUR, aberto ontem na cidade de Ondjiva, disse que deste número de turistas estima-se em 60 por cento de nacionais na realização do turismo interno que tem vindo a crescer, fruto da melhoria das estradas e a Paz que se vive no país.


A par deste desiderato, prevê-se que a receita proveniente da prática do turismo venha a contribuir na ordem dos três por cento na soma do Produto Interno Bruto do País (PIB), bem como a criação de um milhão de empregos directos e indirectos, precisou o ministro.


Pedro Mutinde sublinhou que estas pretensões são metas de um Programa Nacional para o Fomento do Turismo em Angola, cuja sua materialização deverá merecer de uma responsabilidade acrescida e comprometimento de todos.


Para tal estão já identificados os pilares para o sucesso desta estratégia, sendo a criação dos polos de desenvolvimento turístico de Cabo ledo, Calandula e Bacia do Okavango e o projecto transfronteiriço de Okavango Zambeze, esclareceu o governante.

Sublinhou que o plano de expansão hoteleira torna-se também uma base sustentável para o sucesso que se espera, pois é capaz de potenciar ai onde existe debilidade de oferta em alojamento.

"Estamos certos que Angola atingirá o desenvolvimento equilibrado e sustentável e para o efeito precisamos de novos práticas, atitude e muita seriedade, bons quadros pouco teóricos, mais comprometidos com as responsabilidades e capacidades de poderem transformar as ideias em realidades práticas", concluiu o governante.