News & Announcements

01/10/2011: BNA vai definir taxa básica de juros

BNA vai definir taxa básica de juros
Luanda – O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou em Luanda, que a partir de finais de Outubro vai definir a taxa básica de juros, que se transformará no seu principal indicador do curso da política monetária.
 
Para o efeito, o governador do BNA, José Massano, que falava na apresentação do novo quadro operacional para a política monetária, disse ter sido constituído o Comité de Política Monetária do Banco Central que se reunirá mensalmente para, entre outras questões, decidir sobre a taxa de juro básico a vigorar na economia.
 
Referiu que as decisões do Comité de Política Monetária serão do domínio público e induzirão o comportamento da taxa de juro para as operações de cedência de liquidez entre bancos (no mercado interbancário) e servirá de referência para a generalidade das operações de crédito e remuneração de depósitos em moeda nacional.
 
Afirmou que a taxa interbancário que terá a designação abreviada de LUIBOR ( Luanda Interbank Offered Rate) será comunicada diariamente pelo BNA com base na recolha de taxas que fará ao mercado.
 
“Estamos confiantes que o novo percurso gerará maior confiança aos agentes económicos que passarão a compreender melhor as operações e orientações de desenvolvimento e, com isso, tomar melhores decisões, permitindo fazer-se uma mais eficiente alocação de recursos”, frisou.
 
O novo quadro, prosseguiu, deve ainda promover maior dinamismo e competitividade no sector financeiro, impondo maior rigor e transparência na relação com o mercado.
 
O novo quadro operacional para condução da política monetária enquadra-se na estratégia do país de proteger a economia angolana contra choques externos, tendo em vista o actual contexto de desenvolvimento económico mundial, caracterizado por um abrandamento do ritmo de crescimento das principais economias.