News & Announcements

06/10/2013: Acto central do Dia Mundial do Habitat realiza-se na província do Bengo

Acto central do Dia Mundial do Habitat realiza-se na província do Bengo

Caxito - A província do Bengo acolhe nesta segunda-feira o acto central do Dia Mundial do Habitat (7 de Outubro), em acto a ser presidido pelo ministro do Urbanismo e Habitação, José António Silva.

O programa da actividade que a Angop teve acesso hoje refere que a efeméride decorrerá sob o lema “mobilidade urbana”, tendo em conta que o acesso a bens e serviço é essencial para o funcionamento eficiente das cidades.

Durante o acto, a realizar-se na cidade de Caxito, será lida uma mensagem do secretário-geral da Nações Unidas alusiva à data, além da intervenção do ministro do Urbanismo e Habitação, José António Silva.

Por ocasião da efeméride, será efectuada na comuna das Mabubas, município do Dande a empreitada de urbanização dos 300 hectares da reserva fundiária, acto que marcará o início do Programa Nacional de Infra-Estruturação das Reservas Fundiárias no país.

O Dia Mundial do Habitat (7 de Outubro) foi instituído pela Organização das Nações Unidas em Outubro de 1985, e é comemorado na primeira segunda-feira de Outubro de cada ano, com o objectivo também de enfatizar o mundo sobre a responsabilidade colectiva pelo futuro do habitat humano.

Com estes objectivos, as Nações Unidas pretendem manter o desafio futuro urbano e elevar a consciência sobre a necessidade de melhor planificação urbana e incentivar as melhores práticas que apresentam os desafios do século XXI.

Em Angola, a data será marcada com abordagens sobre a problemática das cidades e as influências das mudanças climáticas.