News & Announcements

06/10/2013: Angola participa na 8ª Conferência anual dos procuradores gerais

Angola participa na 8ª Conferência anual dos procuradores gerais

Luanda - Uma delegação da Procuradoria Geral da República de Angola, chefiada pelo titular da pasta, João Maria de Sousa, partiu hoje, domingo, para a cidade da Praia, Cabo Verde, onde vai participar de 7 a 10 do corrênte mês na 8ª Conferência Anual da Associação dos Procuradores Gerais de África (APA).

Em breves declações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante explicou que o encontro, sob o lema “ Combate à Criminalidade Organizada Transnacional”, vai abordar temas ligados ao papel do Ministério Público sobre o combate ao crime organizado e transnacional.

Segundo o  magistrado,  Angola como vice-presidente da APA vai apresentar durante os trabalhos questões relacionadas ao combate ao crime, assim como vai trocar experiências com outros países membros da associação.

Na mesma senda, adiantou, vai se realizar a Assembleia Geral dos Órgãos, na qual serão descutidas a data e o local do próximo encontro, bem como a renovação de mandatos em que Angola vai concorrer para presidência.

No que toca à criminalidade transnacional organizada, fez saber que não pode ser  combatida por um só país, mas envolve esforços de vários países principalmente os que fazem fronteira. João Maria de Sousa salientou igualmente que Angola tem colaborado com os países vizinhos no sentido de trabalhar para prevenção deste tipo de crimes,naqueles casos em que os mesmos são detectados a Policia Nacional tem dando o devido tratamento.

A sétima Conferência da APA, em que Angola foi eleita a primeira vice-presidente da Associação, realizou-se em Windhoek, em Outubro de 2012.

Integram ainda a delegação o vice-procurador da República, Hélder Fernando Pitta Grós,  e outos magistrados do Ministério Público.