News & Announcements

01/10/2013: Presidente da República aborda cooperação com embaixador chinês

Presidente da República aborda cooperação com embaixador chinês

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, entrevistou-se nesta segunda-feira, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda, com o embaixador da China em Angola, Gao Kexiang, com quem abordou aspectos relacionados com o reforço da cooperação bilateral.

Falando aos jornalistas, no termo da audiência, o diplomata disse que ambos os Estados  são parceiros estratégicos, razão pela qual a China definiu já a sua política que visa apoiar a candidatura de Angola a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Segundo Gao Kexiang, o volume de negócios entre os dois países ultrapassa, actualmente, os 37 mil milhões de dólares, sublinhando que os bancos chineses têm tido uma postura positiva no que concerne ao fornecimento de crédito para apoiar o desenvolvimento de Angola.

Neste sentido, anunciou que nos próximos meses, haverá troca de delegações de ambos os Estados, ao mais alto nível, para a definição de novos mecanismos de cooperação bilateral, visando o seu incremento.

Na ocasião, o embaixador chinês felicitou os angolanos e, consequentemente, a selecção feminina de basquetebol, pela conquista, domingo, da Taça Africana das Nações, disputada em Maputo, capital de Moçambique.