News & Announcements

01/10/2011: Reconfirmação de registo eleitoral com 25 mil cadastramentos por dia

Reconfirmação de registo eleitoral com 25 mil cadastramentos por dia
 

Luanda - A fase da actualização do registo eleitoral, em curso, conta com cerca de 25 mil registos diários, bem como 65 porcento da capacidade criada a funcionar em condições normais em todo o país, afirmou em Luanda, o vice-ministro da Administração do Território, Adão de Almeida.

Em declarações à Angop e ao Jornal de Angola, à margem do acto de reconfirmação do registo eleitoral efectuado pelo governador interino da província de Luanda, Graciano Domingos, Adão de Almeida frisou que o balanço do primeiro mês de trabalho foi de cerca de 70 mil registos e, neste momento, a tendência é ultrapassar para a faixa de 400 mil registos.

"A nossa aposta agora é continuar a trabalhar para que o número total de brigadas previstas entre em funcionamento, mas do ponto de vista numérico já evoluimos bastante. Vamos no entanto fazer um reforço do equipamento para que nos próximos dias conseguamos atingir o nosso objectivo diário, que é de 40 a 50 mil registos", sublinhou.

Neste contexto, referiu que actualmente o Ministério da Administração do Território (MAT) está a aumentar o número de brigadas para as áreas de difícil acesso, bem como uma operação logística de apoio para as referidas localidades, por forma a permitir o funcionamento de maior número de brigadas de registo.

Deu ainda a conhecer que actualmente existem cerca de 270 brigadas a funcionar a nível nacional, com o objectivo de atingir a meta de 400.

Neste sentido, garantiu que durante a próxima semana, o país vai contar com cerca de 350 brigadas a funcionar e, com o empenho do MAT, brevemente atingir-se-á o pico da capacidade.

Por outro lado, disse que a mobilização a nível nacional está a crescer diariamente, bem como a afluência dos cidadãos, o que demonstra a participação activa dos mesmos na vida política do país, cumprindo com os actos patrióticos e o de cidadania.

"Temos tido solicitações de diferentes instituições públicas e privadas para programar sessões de registo especiais com os seus funcionários e, na medida do possível, vamos atendendo essas solicitações", acrescentou.

No quadro da intensificação da campanha de reconfirmação do registo eleitoral, o Ministério da Administração do Território (MAT) está a sensibilizar a sociedade para aderir a este processo.

O processo prevê, para além do recenseamento dos cidadãos que completam 18 anos até Dezembro próximo, a actualização dos dados dos eleitores cadastrados em fases anteriores.

Durante a fase de certificação dos dados, os eleitores estão a indicar, também, os locais onde pretendem votar, para facilitar a elaboração dos mapas das assembleias e mesas de voto, e os cadernos eleitorais.

O referido processo vai decorrer de Julho a Dezembro do corrente ano, de modo a habilitar os cidadãos angolanos para participarem nas próximas eleições.