News & Announcements

10/09/2013: Aberta jornada comemorativa do dia do Herói Nacional

Aberta jornada comemorativa do dia do Herói Nacional

A palestra sob o tema "A vida e obra de Agostinho Neto", que decorreu hoje (terça-feira) na sala de reuniões da sede das secretarias provinciais, marcou a abertura da jornada comemorativa do dia 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.

A governadora de Cabinda, Aldina Matilde da Lomba, foi a oradora da palestra tendo destacado as qualidades do poeta e político, Agostinho Neto, pela sua contribuição na luta de libertação nacional de Angola, bem como de outros povos do continente africano.

" Agostinho Neto contribuiu muito na luta de libertação nacional que culminou com o alcance da independência do país, bem como, a sua envolvência na descolonização de outros povos de África", ressaltou a governadora de Cabinda.

 Aldina Matilde da Lomba enalteceu ainda as qualidades de mobilização e direcção de Agostinho Neto que lhe permitiram na altura, encontrar na diversidade sociocultural e etnolinguística do país, a fonte de inspiração e a força necessária para unir os angolanos.

A governadora de Cabinda referiu também que o primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, após ter concluindo o curso de medicina, trabalhou nos serviços de saúde onde tornou-se rapidamente uma figura proeminente do movimento cultural nacionalista durante os anos 40, a qual  conheceu uma fase de expansão bastante vigorosa.

A palestra contou com a participação dos membros do governo, das forças armadas e da policia nacional, estudantes universitários, autoridades tradicionais, representantes dos partidos políticos, antigos combatentes, militantes simpatizantes e amigos do MPLA, organizações sociais e população.

No entanto, o programa comemorativa em saudação a data, reserva ainda actividades recreativas, sócio - culturais e desportivas, colóquios para além de inaugurações de alguns empreendimentos como os Balcões Únicos nos municípios de Cacongo, Buco-Zau e Belize, o Banco Stander Bank, as novas bombas de combustível Pumangol e a Feira municipal de Cabinda.

Consta ainda no leque de actividades, concursos radiofónicos sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto, final da fase provincial do Variante/2013, jogo de futebol 11 entre as Velhas guardas do Futebol Clube de Cabinda e do Sporting de Cabinda, a prova de Carting e o Festival de canto coral.

A conferência sobre a visão estratégica de Agostinho Neto para a auto determinação dos povos de África e o  caldo do Herói Nacional, são igualmente actividades que marcam o dia do Herói Nacional.