News & Announcements

10/09/2013: Kwanza Sul:Programa integrado insere mais de quatro mil crianças no sistema de ensino

Kwanza Sul:Programa integrado insere mais de quatro mil crianças no sistema de ensino

Quatro mil e 80 crianças foram inseridas este ano no sistema normal de ensino, fruto da execução, no domínio da educação, do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza.

A informação vem expressa num programa de acção do governo da província do Kwanza Sul que à Angop teve hoje, terça-feira, acesso, acrescentando que para a inserção das referidas crianças o programa integrado gizou a construção de 68 novas salas de aulas.

Uma das tarefas eleitas pelo governo da província, no sector da educação, prende-se com a aposta na construção e apetrechamento de novas infraestruturas e a formação de gestores escolares, com vista a assegurar o ensino e aprendizagem nas zonas rurais.

E nesta senda, segundo o director provincial da educação no Kwanza Sul, Francisco de Figueiredo Júnior, que falava no acto de abertura do ano lectivo em curso, 51 mil  e 86 crianças ficam sem estudar este ano devido à falta de salas de aulas e professores.

Entretanto, o responsável apontou como solução, a construção de 188 escolas do ensino primário com sete salas de aula cada e o recrutamento de mil 504 professores.   

Para o presente ano lectivo, Kwanza Sul regista 418 mil 88 crianças que estão a estudar do ensino primário ao secundário e as mesmas são asseguradas por mais 10 mil 598 professores.