News & Announcements

10/09/2013: Fórum Nacional da Juventude decorrerá na capital do país

Fórum Nacional da Juventude decorrerá na capital do país

O Fórum Nacional da Juventude vai realizar-se, em Luanda, nos dias 13 a 14 do corrente mês, sob lema “Juventude: dialogar para Desenvolver”, numa promoção do Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com o Conselho Nacional da Juventude (CNJ).

De acordo com um documento do Ministério da Juventude e Desportos, a que à Angop teve hoje acesso, o encontro tem como objectivos criar uma plataforma de consenso nacional sobre as politicas integradas para o sector da juventude, promover o envolvimento dos jovens nos grandes objectivos de consolidação da democracia participativa, desenvolvimento social, unidade e coesão nacional.

O encontro visa também abordar os problemas da juventude de forma transversal e multidisciplinar, propondo soluções realistas que concorram para a promoção do desenvolvimento inclusivo, coesão nacional e uma efectiva participação da juventude enquanto principal actor da formação política e patriótica da Nação.

O Fórum Nacional da Juventude será desenvolvido em dois painéis sobre “A qualificação profissional e emprego juvenil” e “Medidas sectoriais de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da juventude”.

O painel sobre “A qualificação profissional e emprego juvenil” abordará temas como “ A politica de promoção de emprego, capacitação e valorização dos recursos humanos”, “O Empreendedorismo no fomento do emprego juvenil, na perspectiva da política integrada de promoção do empreendedorismo e do desenvolvimento do sector privado nacional” e “Medidas sectoriais de formação do emprego juvenil na perspectiva do Ministério dos Petróleos”.

O segundo painel abordará temas como “Fomento da habitação para os jovens”, “Infra- Estruturas de apoio ao desenvolvimento da juventude”, “Acesso as tecnologias de Informação”, “Acesso ao programa de crédito habitacional bonificado”, “O papel da família na educação e desenvolvimento dos jovens”.

O encontro contará com duas sessões plenárias para a apresentação dos resultados das discussões dos painéis e adoptará uma metodologia aberta e participativa, que permitirá a interacção e troca de experiências entre participantes e facilitadores no decorrer das sessões.

Os painéis serão presididos pelos titulares dos departamentos ministeriais.

O encontro contará com a participação de cerca de três mil jovens provenientes de todos os municípios e províncias do país, das organizações representativas da juventude na diáspora, representantes de entidades públicas e privadas, especialistas em matéria de desenvolvimento  da juventude e politicas, deputados, membros do Executivo, governadores provinciais.

A realização do Fórum Nacional da Juventude é o culminar de uma série de encontros, de iniciativa presidencial, realizados nas comunas, municípios e nas capitais provinciais.