News & Announcements

23/08/2013: Chefe de Estado rende homenagem a memória do deputado Alfredo Júnior

Chefe de Estado rende homenagem a memória do deputado Alfredo Júnior
Luanda - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, prestou hoje, quarta-feira, em Luanda, homenagem ao deputado a Assembleia Nacional Alfredo Furtado de Azevedo Júnior, falecido na última sexta-feira, em Luanda, vítima de doença.
Durante o velório, nas instalações da Assembleia Nacional, o estadista inclinou-se perante os restos mortais de Alfredo Júnior e apresentou as suas condolências a família, em respeito ao percurso e serviços prestados à Nação angolana pelo malogrado.
O gesto foi seguido pelos presidentes da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade
Dias dos Santos, dos tribunais Supremo e Constitucional, respectivamente, Cristiano André e Rui Ferreira, entre outros dignitários dos poderes Executivo, Legislativo e Judicial.
Para o deputado Roberto de Almeida, também vice-presidente do MPLA, formação política a que pertencia Alfredo Júnior foi, desde a sua juventude, um patriota "nos tempos mais difíceis que Angola viveu, tendo pertencido ao movimento juvenil do MPLA, bem como servido na frente diplomática, em representação do país".
Para o dirigente político, em todo percurso Alfredo Júnior soube sempre defender uma linha pragmática e justa, pondo em evidência os interesses da Nação.
Por sua vez, o também deputado do MPLA Ferreira Pinto considerou ser “uma grande perda para os amigos, a família e os deputados à Assembleia Nacional, por ter sido alguém que teve um grande percurso no processo revolucionário angolano”.
Para exemplificar, realçou que desde muito cedo, filiou-se na JMPLA, organização juvenil do MPLA, tendo feito uma trajectória brilhante, que o viria a catapultar para a direcção do partido, onde igualmente teve um notável desempenho.
Ferreira Pinto lembrou que, até a data de sua morte, era deputado à Assembleia Nacional, na qual fazia parte da Comissão dos Assuntos Constitucionais e Jurídicos, além de exercer o cargo de director do Departamento de Organização e Mobilização do MPLA.
“Era um camarada sempre cumpridor dos seus deveres, que não deixava para trás os assuntos mais urgentes da vida do partido e do departamento, coordenava o grupo dos directores dos demais departamentos do Comité Central do MPLA, sempre com sentido de zelo, dedicação e abnegação”, salientou o dirigente partidário.
De acordo com o programa oficial das exéquias, antes do enterro, a ter lugar cerca das 15 horas, no Cemitério Alto das Cruzes, está prevista, por volta das 13 horas, a missa de corpo presente, na Igreja de Jesus, Sé Catedral de Luanda, na Cidade Alta.
Alfredo Júnior, que faleceu aos 57 anos de idade, foi um destacado dirigente da JMPLA e militante activo do partido, tendo sido eleito deputado à Assembleia Nacional nas eleições de 1992, de 2008 e de 2012, sucessivamente.
Formado em direito, Alfredo Júnior exerceu também as funções de vice-ministro para a Juventude e de vice-presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática.