News & Announcements

17/08/2013: Vice-presidente deixou Luanda a caminho do Malawi

Vice-presidente deixou Luanda a caminho do Malawi
Luanda - O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, deixou às 16h05 de hoje (sexta-feira) Luanda, com destino ao Malawi, a fim de representar o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, a ter lugar sábado e domingo, na cidade de Lilongwe.
A apresentar cumprimentos de despedida ao Vice-Presidente deslocaram-se ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, o vice-governador de Luanda, António Resende, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, os secretários de Estado do Planeamento, Pedro Fonseca e da Saúde, Carlos Masseca, bem como altos funcionários do seu gabinete.
Para preparar a 33ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, o Conselho de Ministros da organização reuniu-se durante dois dias, em Lilongwe, onde discutiram uma agenda de 16 pontos, com destaque para a apreciação do dossier sobre o Tribunal da SADC.
No encontro, os Chefes de Estado e de Governo da vão então avaliar a situação política, social e económica da região.
O contributo financeiro dos Estados-membros para a operacionalidade de um Fundo de Desenvolvimento Regional da organização, também será discutido pelos dirigentes do bloco regional.
A SADC, bloco económico e político composto por 15 países da África Austral, tem a sua sede em Gaberone (Botswana) e tem como objectivos principais estimular o comércio e serviços entre os Estados membros, diminuir a pobreza da população, melhorar a qualidade de vida e promover a paz e bons relacionamentos políticos na região, entre outros.