News & Announcements

15/08/2013: Angolanos no Forúm China-África sobre saúde e desenvolvimento

Angolanos no Forúm China-Ãfrica sobre saúde e desenvolvimento
Luanda - O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, seguiu hoje para Beijing, a fim de participar no Fórum Ministerial China-África sobre saúde e desenvolvimento, que decorrerá de 15 a 17 deste mês, soube hoje, terça-feira, a Angop de fonte da instituição.
O encontro realizar-se-á no âmbito do Plano de Acção de Beijing (2013/2015) endossado pelos participantes ao 50º Fórum de Cooperação China-África realizado em Julho de
2012.
A decorrer no Centro Nacional de Convenções da China, o forúm analisará uma plataforma de acção onde serão identificadas as prioridades para uma sã cooperação entre a República Popular da China e os países africanos.
A reunião marcará igualmente o 50º aniversário da cooperação chinesa com a África na área da saúde, que ficou marcada com o envio da primeira missão médica à Argélia em 1963.
O Fórum China-África Saúde e Desenvolvimento contará com a participação de mais de 200 delegados, onde se destacará a presença de 34 países africanos cujos ministros da Saúde confirmaram a sua participação.
Outros países se farão representar pelos respectivos embaixadores o que dará uma representação de 51 estados africanos.
Participarão igualmente no encontro várias organizações internacionais, nomeadamente do Sistema das Nações Unidas ( OMS, ONUSIDA, FNUAP, UNICEF), a União Africana, o Banco Mundial, o Fundo Global, entre outras.
No final do fórum, os participantes produzirão a “Declaração de Beijing” sobre a cooperação China – África, documento que servirá para a efectivação deste desiderato nas relações entre a África e aquele gigante económico da Ásia na área da Saúde.
Angola participará no encontro com uma delegação chefiada por José Van-Dúnem, integrando igualmente alguns directores nacionais e técnicos seniores daquele ministério.