News & Announcements

27/07/2013: Governo empenhado na melhoria da segurança nos aeroportos do país

Governo empenhado na melhoria da segurança nos aeroportos do país
Luanda – O governo angolano, através do Ministério dos Transportes, está empenhado na aquisição de equipamentos para tornar os aeroportos do país cada vez mais seguros, advogou hoje, em Luanda, o presidente do conselho de administração da Enana, Manuel Ceitas.
Segundo o responsável da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, em declarações à Angop, à margem da cerimónia de recepção de equipamentos de segurança aeroportuária ofertados pelo governo britânico, está em curso um levantamento com a intenção de aquisição imediata de meios para tornar a grande maioria dos aeroportos do país mais seguros.
“Esse programa passa pela aquisição de equipamentos tecnológicos para o interior dos terminais, para os serviços de segurança e apoio à navegação aérea, em complemento ao programa de requalificação e modernização dos aeroportos”, elucidou.
Sobre o estado actual dos aeroportos do país em matéria de segurança, Manuel Ceitas explicou que a situação tende a melhorar, prevendo-se a actualização de determinados equipamentos.
“Há transformação de aeródromos em aeroportos ou de aeroportos de pequeno para de médio porte, o que traz consigo também maior atenção e adequação aos aspectos de segurança”, explicou.
Adiantou que na medida em que os aeroportos vão sendo requalificados e modernizados, também estão a ser melhoradas as questões de segurança com os padrões de que Angola precisa.
Nesta quinta-feira, o governo britânico procedeu à entrega de um donativo à Enana, enquadrado no projecto “Céus Seguros para África”, que as autoridades britânicas desenvolvem no continente, consubstanciado num detector de metal arco-pórtico, uma peça de teste padrão para equipamentos de raio X, um detector de metal manual e cartilhas de inspecção física de pessoas, modernos e de alta qualidade, em uso em alguns aeroportos do continente e do mundo.