News & Announcements
26/07/2013: Vice-presidente recebe mensagem do Presidente do Sudão do Sul para seu homólogo angolano
Foi portador da missiva, o enviado especial do Presidente sudanês do sul, Emmanuel Lewilla, que, no final da audiência, revelou que o conteúdo da mesma está relacionado com um pedido de ajuda a Angola, na qualidade de membro do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, para a resolução das divergências políticas existente entre o Sudão do Sul e a República do Sudão.
"Esperamos que Angola nos possa ajudar, porque não gostaríamos de ter um conflito com o vizinho Sudão do Norte e pedimos a intervenção das autoridades angolanas enquanto antes", ressaltou o emissário do Presidente do Sudão do Sul.
Explicou que o governo do seu país tem alguns problemas com o Estado vizinho (Sudão do Norte) originado por incumprimento de acordos assumidos entre os dois países e que desejam ver resolvidos pacificamente.
Instado a pronunciar-se sobre a decisão tomada pelo Presidente Salva Kir, que terça-feira suspendeu 29 ministros do seu governo, Emmanuel Lewilla disse que o facto aconteceu "porque o Chefe de Estado quer ter um executivo com 19 dirigentes funcional que estejam a altura de resolver os problemas do seu povo".
O Sudão do Sul (antes Sudão) está independente há dois anos.