News & Announcements

16/07/2013: Censo estima mais de 90 mil pessoas na recolha de dados

Censo estima mais de 90 mil pessoas na recolha de dados
Luanda - Noventa mil pessoas é o número estimado para a realização do Censo Geral, a ter lugar em 2014, de forma a garantir o processo de recolha de dados sobre o número de população e habitação existente no país, informou hoje, segunda-feira, em Luanda, o coordenador para área de formação, Salvador Ferreira.
Em declarações à Angop, o responsável frisou que o recrutamento de pessoal que vai trabalhar no aludido processo terá início em Novembro e continuará até o começo do censo.
Segundo o responsável, a formação para o Censo Geral não só do piloto  tem uma abordagem em duas vertentes, uma da parte organizativa e a outra para agentes de campo recenseador, pessoas que ficam ligadas para a recolha de dados.
“Quanto a formação, já estão a ser preparadas as condições materiais para a formação e todos aqueles que irão trabalhar para o censo passarão por uma formação", disse.
De acordo com a fonte, a primeira fase do Censo Piloto teve alguns constrangimentos na carência de quadros para a formação, já que o nível  académico exigido foi o superior para formadores e técnico médio, para recenseador e trabalho de Campo".
O Executivo Angolano está engajado na preparação do Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2014), também designado por Censo, uma operação completa de recolha, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos e socioeconómicos num período específico de todas as pessoas residentes e das habitações existentes no país.
Com a realização do Censo, será possível saber exactamente a estrutura da população angolana e da força de trabalho, a sua distribuição geográfica e as áreas de investimentos prioritários.
O Executivo quer com isso, aperfeiçoar as políticas públicas para a saúde, educação habitação e segurança social.