News & Announcements

13/07/2013: Assinados instrumentos de suporte técnico a nível da defesa

Assinados instrumentos de suporte técnico a nível da defesa
Luanda - Angola e Portugal, no quadro do aprofundamento da cooperação a nível dos respectivos ministérios da Defesa Nacional, procederam hoje, sexta-feira, em Luanda, a assinatura de instrumentos de suporte técnico.
Foram signatários os ministros da Defesa angolano, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, e português, José Pedro Aguiar Branco, este que hoje terminou a sua visita oficial de trabalho de três dias a Angola, no quadro da cooperação técnico-militar entre os dois países.
Dos documentos ora rubricados constam o Protocolo de cooperação na área de inspecção-geral de defesa nacional, o Memorando de entendimento da saúde militar, o Acordo técnico bilateral no domínio da prestação de apoio hospitalar e o Protocolo de usufruto do hotel Império, enquanto residência da assessoria portuguesa no âmbito da cooperação técnico militar.
Os documentos resultaram da reunião ministerial, realizada nesta quarta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, no capítulo da cooperação.
Durante o encontro, as delegações passaram igualmente em revista questões ligadas ao estado da cooperação no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como avaliaram o grau de implementação do programa quadro 2011/2014.
Na província de Benguela, militares portuguesas desenvolvem projectos para reforço da capacidade das Forças Armadas Angolanas, no âmbito da Comissão Técnica Militar (CTM).
Entretanto, a comitiva lusa visitou hoje a centralidade do Kilamba, o Museu Nacional de História Militar e o Memorial Agostinho Neto.
Integraram a comitiva portuguesa, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas de Portugal, general Luís Envangelista Esteves de Araújo, o chefe de Estado- Maior da Armada Portuguesa, almirante José Carlos Torrado Lopes, e altos funcionários do ministério da Defesa e das forças armadas deste país.