News & Announcements

17/06/2013: Albino Malungo aborda possibilidade de Presidente Park Geun-hye visitar Angola

Albino Malungo aborda possibilidade de Presidente Park Geun-hye visitar Angola

Seul  - O embaixador angolano na Coreia do Sul, Albino Malungo, abordou, em Seul, com os deputados do Parlamento Sul-Coreano Lee Hag-Jae e Joo Ho Young questões ligadas ao interesse comum, das quais a possibilidade da Presidente Park Geun-hye deslocar-se a Angola.

A visita a Angola enquadrar-se-ia num períplo que a estadista efectuará nos próximos tempos por África.

Com os deputados Lee Hag-Jae e Joo Ho Young, presidente e vice-presidente do grupo de Amizade Coreia-Angola, respectivamente, Albino Malungo falou da coperação Inter-Parlamentar, bem como de questões de carácter político e económico entre os dois países.

Os dois deputados disseram que o Parlamento Sul-Coreano tem a intenção de convidar o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a visitar a Coreia do Sul.

Neste âmbito, consta da agenda do Parlamento da Coreia do Sul uma visita, em 2014, de um grupo de deputados sul-coreanos a Angola.

No encontro, foi abordado o interesse de o governador da província de Gyeongsang Norte, Kim Kwan-yong, visitar a província do Kuando Kubango, com o intuito de estabelecer uma cooperação e avaliar a possibilidade de geminação entre as duas capitais provinciais.

Desde a eleição da Presidente Park, em Fevereiro último, que o Governo sul-coreano tem manifestado o interesse de reforçar os laços políticos e económicos com África, especialmente com Angola, que é uma das prioridades da agenda da nova líder desse país.

Recentemente, a presidente da Coreia do Sul assegurou ao embaixador Albino Malungo, em audiência, trabalhar para o estreitamento das relações com Angola e aumentar os esforços para partilhar experiências de desenvolvimento económico e know-how.