News & Announcements

09/06/2013: Secretário de Estado das Águas participa na 11ª reunião da AMCOW no Cairo

Secretário de Estado das Ãguas participa na 11ª reunião da AMCOW no Cairo
Cairo – O secretário de Estado angolano das Águas, Luís Filipe da Silva, participou no Cairo, Egipto, na 11º reunião do Conselho de Ministros africanos das águas e saneamento (AMCOW) que, entre outras questões, discutiu a melhoria do desempenho destes sectores no combate à fome e à pobreza no continente.
Em declarações à Angop, o responsável disse que o evento serviu para passar em revista um conjunto de decisões adoptadas nas reuniões anteriores e fez balanço dos programas em curso, recursos financeiros mobilizados para os mesmos e aprovar documentos normativos da própria organização, como sendo o sistema de governação e a regulamentação associada.
Segundo Luís Filipe da Silva, a reunião também analisou questões relacionadas com a cooperação a nível das águas, abastecimento da água e o saneamento no continente africano.
“Em África, o nível de cobertura de abastecimento de água e a questão do saneamento ainda estão a quem daquilo que são os objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, disse o secretário de Estado angolano.
Falou da necessidade de se unir esforços para melhorar o abastecimento de água e o saneamento básico, no sentido de erradicar a fome e a pobreza no continente e aspirar o desenvolvimento dos países africanos.
Para atingir este desiderato, o secretário de Estado disse que a AMCOW conta com parceiros que também participaram neste encontro com disponibilidade de fundos para desenvolver o sector das águas, assim como satisfazer também as necessidades das populações.
Luís Filipe da Silva enalteceu a contribuição e o papel activo da SADC, através de Angola que é membro do comité executivo, ocupando uma das vice-presidências, que é de direito a esta organização da região austral.
De acordo com o angolano, o encontro também analisou outros assuntos importantes, nomeadamente o estado de monitorização e avaliação das metas de desenvolvimento dos objectivos de desenvolvimento do milénio a que os países do continente estão obrigados.
Disse que a reunião abordou as perspectivas de desenvolvimento ou de estabelecimento de metas para o período pós 2015, tanto em abastecimento de água, como em saneamento básico, como também na gestão dos recursos hídricos.
O conselho de ministros reiterou a necessidade de uma maior participação da juventude no sector em África e de promoção da formação, empreendedorismo e a garantia de empregos para a camada juvenil neste sector.
Durante a sua estadia no Cairo, o secretario de Estado reuniu na quarta-feira com o Embaixador angolano no Egipto, António da Costa Fernandes, e visitou vários sítios turísticos deste país do norte de África, com destaque para o rio Nilo e as pirâmides.
AMCOW, transformado como um comité técnico de suporte a União Africana, tem como objectivo principal monitorar o estado do sector das águas no continente e mobilizar os recursos humanos e financeiros e dinâmicas para que este sector seja melhorado.
Deve ainda promover uma boa utilização dos recursos hídricos e assegurar o abastecimento de água no continente, atingindo os patamares a que os países estão obrigados a alcançar no quadro das metas de desenvolvimento do milénio.