News & Announcements

05/06/2013: EUA manifestam interesse em expandir relações económicas e geo-políticas

EUA manifestam interesse em expandir relações económicas e geo-políticas

Luanda - As relações económicas e geo-políticas entre Angola e EUA poderão ser incrementadas, expressou ao vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, o embaixador norte-americano, Christopher McMullen, durante uma audiência nesta segunda-feira, em Luanda.

Em declarações à imprensa, o diplomata vincou que a pretensão é “expandir, significativamente, os investimentos americanos na economia angolana”.

Disse ter abordado também a importância do reforço das relações geo-políticas, com contactos, à alto nível, sobre assuntos de interesse comum, como a situação na República Democrática do Congo (RDC), no Mali e em outros pontos do globo.

Quanto á visita do ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, aos EUA, inicialmente agendadas para Maio findo, por razões de calendário do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou que decorrem preparativos para a sua efectivação, muito proximamente.

Lembrou que os chefes das diplomacias dos dois países encontraram-se em Addis Abeba (Etiópia), por ocasião do Jubileu da União Africana, celebrado a 25 último, salientado, por outro lado, impôr-se que “o ministro Chikoti se desloque a Washington para ter uma conversa mais ampla e profunda, com o secretário de Estado, sobre as relações bilaterais".

O embaixador, em fim de missão de três anos em Angola, e que percorreu várias província do país, diz-se optimista quanto ao futuro de Angola. “É impressionante o progresso que Angola tem feito num período muito curto de 11 anos, desde o fim da guerra (…), demonstrativo de que os angolanos querem prosseguir na senda do desenvolvimento económico e democrático”, aferiu Christopher McMullen.

Manifestou pré-disposição para apoiar o desenvolvimento e a consolidação democrática em Angola.