News & Announcements

31/05/2013: Executivo angolano reitera compromisso de melhorar fornecimento de água

Executivo angolano reitera compromisso de melhorar fornecimento de água
 

Luanda – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assegurou nesta quinta-feira, em Luanda, que o Executivo vai continuar a empenhar-se para cumprir à letra os compromissos assumidos perante a comunidade regional de desenvolvimento sobre as questões de melhoria para o fornecimento de água às populações.

 Ao intervir no acto de abertura da Reunião de Ministros Responsáveis pelo Sector das Águas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizado pelo Ministério da Energia e Águas, o governante explicou que entre outros compromissos constam a estratégia regional de adaptação às alterações climáticas, a análise do relatório de progresso sobre a implementação do programa de águas da SADC e a preparação do quinto diálogo “Multi-Stakeholders” da SADC, que será realizado em Outubro do ano em curso.

 Acrescentou que a cooperação com os países da SADC, na área de recursos hídricos, em geral, e da água, em particular, joga um papel importante para atingir os objectivos do sector.

 “Um dos grandes objectivos da SADC é o alívio da pobreza e a promoção da integração regional entre os estados membros”, referiu. 

No encontro, os ministros da SADC responsáveis pelo sector das águas estão a avaliar o nível de implementação das decisões tomadas na reunião de Maseru, em Setembro de 2011. 

Os ministros terão na reunião a oportunidade de verificar o nível de execução do Programa da SADC para o sector de águas e definir as prioridades para o período de 2013 a 2015. 

No encontro estiveram presentes a ministra da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Texeira, o representante do secretariado da SADC, Freddie Motlhatlhedi, e o secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva.