News & Announcements

28/05/2013: Encerrada 21ª sessão da assembleia da UA

Encerrada 21ª sessão da assembleia da UA

Addis Abeba (Dos enviados especiais) - Os trabalhos da 21ª sessão ordinária da assembleia da União Africana (UA), iniciados domingo na capital etíope, Addis Abeba, encerraram hoje, segunda-feira, tendo contado com a presença do vice-presidente da República, Manuel Vicente, em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.


A cerimónia de encerramento da reunião, realizada no âmbito da celebração do jubileu da Organização de Unidade Africana (OUA), actualmente União Africana (UA), assinalado no passado sábado, congregou 50 chefes de Estados e de Governos e foi presidida pelo primeiro-ministro da Etiópia e presidente em exercicio da organização, Hailemariam Desalegn.


A reunião foi antecipada de um encontro do mecanismo de supervisão da plataforma de paz, segurança e cooperação para a República Democrática do Congo e a região dos Grandes Lagos, um fórum de alto nível sobre o observatório africano da sida, e adoptou o plano estratégico da comissão da organização para o período 2014/2017.


Ao discursar no acto, Hailemariam Desalegn destacou a importancia das reflexões tidas em torno da necessidade de nas próximas décadas se tornar África um continente desenvolvido, onde a paz, liberdade, democracia, crescimento económico e boa governação conheçam uma ascensão irreverssível.


Realçou os sucessos das últimas cinco décadas, com destaque para as independências políticas e o desmantelamento do apartheid, feitos concluidos com sucesso no espírito do panafricanismo, entre outras referências.