News & Announcements

28/05/2013: Angola reafirma compromisso com a paz e estabilidade de África

Angola reafirma compromisso com a paz e estabilidade de Ãfrica
Addis Abeba (Dos enviados especiais) - A República de Angola reafirmou domingo último, em Addis Abeba (Etiópia), o compromisso de promover a paz, estabilidade, democracia e desenvolvimento do continente africano.
O comprometimento foi assumido pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao assinar a declaração dos 50 anos da fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), actual União Africana (UA), celebrados sábado.
O documento foi assinado por 50 Chefes de Estado e de governo de países africanos ou seus representantes. As repúblicas Centro-Africana, Guiné Bissau e Madagáscar não o fizeram por estarem suspensas da União Africana.
Nos termos da declaração de 37 pontos, os líderes africanos reiteram o seu empenho em continuar os esforços, visando a erradicação total da discriminação racial e do colonialismo em todas as suas formas.
Decidiram reactivar os congressos pan-africanos e adoptá-lo no sistema da União Africana.
Renovam o compromisso de ver África livre de conflitos e reiteram a determinação de resolver, de uma vez por todas, o flagelo dos conflitos e de violência no continente, assim como prontificam-se a promover a manutenção e consolidação da paz.
Manifestam-se igualmente decididos a promover factores importantes de mudança como a democracia, boa governação, paz, segurança, ciência, tecnologia e a inovação.
Os estadistas africanos prometem promover o desenvolvimento humano, gestão dos recursos naturais, educação ambiental e competências relativas ao desenvolvimento e integração regional.
Exortam os cidadãos africanos, incluindo a diáspora, e particularmente as mulheres e a juventude a participar activamente no processo que definirá a agenda da União Africana 2063 para uma África melhor.
Declaram-se confiantes que até 2063 África seja livre da pobreza e de conflitos, com políticas ambientais sãs e que influencie assuntos mundiais.
A declaração do 50º aniversário da fundação da OUA/UA foi assinada durante a 21ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da organização, iniciada domingo e que termina hoje na capital etíope, Addis Abeba.