News & Announcements

25/09/2011: Ministro Angolano das Relações Exteriores recebe em audiência, Johnnie Carson, Sub-Secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Africanos

Ministro Angolano das Relações Exteriores recebe em audiência, Johnnie Carson, Sub-Secretário de Estado norte-americano para os Assuntos Africanos

Angola e Estados Unidos pretendem relançar a cooperação bilateral, alargando-a aos sectores da agricultura, gestão, ambiente e formação de quadros, anunciou, em Nova Iorque, o ministro angolano das Relações Exteriores.


Georges Chikoti, que fez a revelação aos jornalistas, após um encontro com o secretário adjunto norte-americano da Secretaria de Estado para as questões africanas, Johnnie Carson, realizado à margem dos trabalhos da Assembleia-Geral das Nações Unidas, revelou que, em breve, visita os Estados Unidos.
Nessa visita, disse, vão ser analisadas ideias para “concretizar a parceria estratégica” entre Angola e os Estados Unidos.

Georges Chikoti salientou ter apreciado “bastante o espírito de abertura e de solidariedade” demonstrado por Johnnie Carson em relação a Angola.


O político norte-americano afirmou que o encontro, o primeiro entre as duas personalidades, “foi muito bom para os Estados Unidos”. “Queremos ter relações muito mais fortes com Angola do que aquelas que há”, frisou Carson, acrescentando que o encontro foi uma oportunidade para se abordar a parceria estratégica.

 
Georges Chikoti teve, manteve igualmente encontros separados com os ministros para África e Nações Unidas da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Henry Bellingham, e das Relações Exteriores de Cuba, ­Bruno Rodriguez Parilla, com quem analisou o estado das relações bilaterais e questões da agenda da Assembleia-Geral.

O ministro das Relações Exteriores encontrou-se igualmente com o assistente do Secretário-Geral das Nações Unidas para as questões políticas, Taye Brrok-Zerhoun. A reunião abordou ­questões relacionadas com a agenda em discussão na Assembleia-Geral.


Dando continuidade ao seu programa, Georges Chikoti participou na reunião anual dos ministros das Relações Exteriores do Grupo 77 e no encontro ministerial sobre a ajuda humanitária ao Corno de África.