News & Announcements

21/05/2013: Angola e Cuba estudam mecanismos para melhor coordenação da cooperação bilateral

Angola e Cuba estudam mecanismos para melhor coordenação da cooperação bilateral
Luanda – As autoridades angolanas e cubanas estão a estudar mecanismos para uma melhor coordenação da cooperação existente entre os dois países, bem como para o seu incremento, disse hoje, segunda-feira, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti.
O ministro, que falava à imprensa após um encontro com o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Ruiz, acrescentou que se pretende melhorar, em termos de coordenação, esta cooperação dai que “a
primeira coisa que vamos ter agora é encontrarmos um coordenador”.
De um modo geral, acrescentou o ministro Georges Chikoti,o encontro serviu essencialmente para tratar das relações excelentes que existem entre a República de Cuba e Angola.
Ressalvou que a República de Cuba tem sido um parceiro importante na cooperação com Angola, tendo ajudado na independência política e militar, tal como um parceiro importante na formação de quadros no domínio da
educação e saúde.
Ainda neste domínio, também foi abordada a abertura que Cuba tem hoje para que Angola possa investir neste país, o que tem sido já feito no domínio do turismo.
Outro domínio igualmente refenciado, explicou, foram as oportunidades de investimento no sector mineiro, tanto de um como do outro lado.
Já no domínio político, o ministro disse que Angola tem apoiado este país na luta contra o embargo imposto pelos Estados Unidos, bem como a exclusão deste na lista de países que financiam o terrorismo.
O vice-presidente do Conselho de Ministros da República de Cuba está em Luanda desde sexta-feira, dia 17 de Maio, para uma visita oficial de oito dias a Angola, no âmbito do reforço das relações bilaterais e de cooperação existentes entre as Repúblicas de Angola e de Cuba.
Na sua permanência em Angola já visitou o Museu de História Militar e a clínica Meditex, em Luanda.