News & Announcements

07/05/2013: Criadas condições para funcionamento da Unidade Ambiental da ZEE

Criadas condições para funcionamento da Unidade Ambiental da ZEE
Luanda – A ministra do Ambiente, Fátima Jardim, garantiu nesta segunda-feira, em Luanda, estarem criadas todas as condições para o funcionamento da Unidade de Apoio à Monitoria Ambiental e Auditoria Industrial da Zona Económica Especial (ZEE).
A governante, que falava à imprensa, à margem de uma visita efectuada à unidade, acrescentou que a instituição está presente para intervir e actuar.
Assim sendo, fez saber que os técnicos vão começar a fazer auditoria em todas as empresas presentes na ZEE, e fazer com que  elas criem os seus próprios gabinetes de auditoria.
Disse, por outro lado, que o seu pelouro vai fazer com que as auditorias trabalhem fundamentalmente no quadro da saúde, higiene e ambiente, possibilitando assim a aplicação das normas e fazer com que as mesmas tenham sustentabilidade garantida.
“Temos a unidade, meios adequados e quadros capazes”, referiu a ministra.
Para si, a unidade vai ajudar a ZEE a puder, conjuntamente com os empresários, fazer a aplicação da legislação ambiental, não só as normas nacionais mas os compromissos que todos temos para com a preservação do meio
ambiente.
Por seu turno, o PCA da Sociedade de Desenvolvimento da ZEE Luanda-Bengo, António Lemos, considerou o encontro saudável e necessário.
“É impossível falar-se de sucesso da zona industrial se não colocarmos em prática a Lei do Ambiente, a fiscalização e normalização”,
frisou.