News & Announcements

31/03/2013: Presidente da Assembleia nacional já está em Luanda

Presidente da Assembleia nacional já está em Luanda
Luanda - O presidente da Assembleia nacional (Parlamento), Fernando da Piedade Dias dos Santos, chegou  a
Luanda, proveniente da cidade do Quito, Equador, onde participou na 128ª Assembleia das União Interparlamentar.
Num breve balanço à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o líder do parlamento angolano disse que a participação de Angola, nas comissões de trabalho, foi positiva e serviu para ganhar experiência, tendo em conta os assuntos abordados.
Citou o combate à pobreza e à luta pela justiça social como tema que serviram de discussões e troca de experiência entre participantes.
Fernando da Piedade foi recebido pelo vice-presidente da Assembleia Nacional, João Lourenço, outros deputados e funcionários do seu Gabinete.
Durante seis dias, o presidente da Assembleia e a delegação que o acompanhou, participaram nos debates a volta do tema geral “Do desenvolvimento implacável ao desenvolvimento resoluto, bem viver: novas abordagens, novas soluções”.
No final dos debates os mais de mil deputados concluíram que a busca efectiva do bem-estar, como objectivo último do desenvolvimento e progresso humano, requer o estabelecimento de um novo contrato social, baseado numa visão do planeta e das pessoas, enquanto activos que são necessários preservar e cuidar.
De acordo com o documento, lido pelo presidente da Assembleia do Equador, Fernando Cordeiro, que orientou os trabalhos, o desenvolvimento sustentável se encontra numa encruzilhada, pois o ciclo incessante do consumo e
produção está a minguar porque o crescimento, por si só, não responde aos desafios socioeconómicos e ambientais actuais.
A UIP entende que, se bem que o crescimento é uma condição necessária para o desenvolvimento, que tem ajudado as distintas gerações a sair da pobreza, agora é necessário prestar mais atenção à natureza do crescimento e à distribuição dos benefícios.
A próxima reunião terá lugar na cidade de Baku, Azerbaijão, tendo como proposta de agenda os temas: “Por um mundo livre de armas: contribuição dos parlamentos”, “Por um desenvolvimento sem riscos: tendo em
conta as tendências demográficas e as limitações naturais” e “O papel dos parlamentos na protecção dos direitos das crianças, em particular de migrantes não acompanhados”.
À margem da Assembleia, Fernando da Piedade manteve encontros com homólogos do Reino de Marrocos, Karim Ghalleb, de São Tomé e Príncipe, Alcino Pinto, bem assim com a segunda vice-presidente do parlamento equatoriano, Rocio Valaroso, com os quais abordos questões de interesse bilateral e internacional.
Integraram a delegação angolana os deputados Roberto Leal Monteiro “Ngongo”, Carolina Cerqueira, Larissa José e Francisco Mendes.