News & Announcements

19/03/2013: Angola e Rússia querem melhorar cooperação e aumento das trocas comerciais

Angola e Rússia querem melhorar cooperação e aumento das trocas comerciais

Luanda - O reforço das relações de cooperação e o aumento das trocas comerciais entre Angola e Federação Russa dominaram a audiência que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, concedeu nesta segunda-feira, na Cidade Alta, ao embaixador russo, Dmitri Lobach.

Em declarações à imprensa, o diplomata russo salientou terem sido abordados assuntos bilaterais do domínio político, económico e comerciais e multilaterais.

Falou da necessidade de se melhorar as relações já boas e do interesse de os homens de negócios dos dois países dinamizarem ainda mais o processo de cooperação.

Disse que a cooperação política é “muito boa, com raízes muito profundas”, contrastando com o nível das trocas comerciais, que devem ser melhoradas.

Para o embaixador Dmitri Lobach, o volume das trocas comerciais é “muito pouco”, se recusando a citar dados estatísticos por não corresponder ao nível das relações políticas.

Defendeu a preparação com êxito da terceira reunião da comissão mista de cooperação económica, científica e cultural, prevista para o próximo ano.

A segunda reunião da comissão mista decorreu em Fevereiro do ano passado.