News & Announcements

07/03/2013: Chefe de Estado angolano endereça condolências pela morte do Presidente Hugo Chaves

Chefe de Estado angolano endereça condolências pela morte do Presidente Hugo Chaves

Luanda  - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, enviou, em nome do povo, do Governo e em seu nome pessoal, uma mensagem de condolências ao Presidente interino da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, pelo falecimento do Presidente Hugo Chavez.

Segundo uma nota da Casa Civil do Presidente da República, que a Angop teve acesso hoje, quinta-feira, em Luanda, na mensagem, José Eduardo dos Santos escreveu que o desaparecimento físico do Presidente venezuelano "constitui uma perda irreparável, não apenas para os venezuelanos, mas também para aqueles a quem são caros os valores da independência nacional, da justiça social, do desenvolvimento económico e social e da dignidade da pessoa humana".

José Eduardo dos Santos prestou, assim, "a mais sentida homenagem à figura de grande estadista e líder patriota, que soube interpretar e dar sentido histórico aos mais profundos anseios e aspirações do seu povo".

O estadista angolano exprimiu "o sentimento de solidariedade e profundos pêsames" ao povo e Governo da Venezuela, extensivos à família enlutada.

Hugo Chávez faleceu na última terça-feira, em Caracas, quase três meses depois de ter sido operado em Cuba, pela quarta vez, a um cancro, que lhe foi diagnosticado em Junho de 2011.

Angola e Venezuela possuem relações nos vários domínios, sobretudo no petrolífero, alicerçadas em 2006, aquando da visita de Hugo Chaves ao país.