News & Announcements

04/03/2013: Chefe de Estado escreve à primeira Presidente coreana

Chefe de Estado escreve à primeira Presidente coreana
 

Seul - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, enviou uma mensagem a Park Geun-hye, a primeira Presidente da Coreia do Sul, investida a 25 de Fevereiro.

 A mensagem, cujo teor não foi revelado, foi entregue à nova líder da Coreia do Sul pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola nesse país, Albino Malungo.

 Park Geun-hye que foi eleita a 19 de Dezembro de 2012 é filha do falecido Presidente Park Chung-hee, considerado o principal responsável pelo desenvolvimento económico do país, actualmente a quarta maior economia da Ásia.

 Em 1992, Angola e a Coreia do Sul estabeleceram as relações diplomáticas que foram reforçadas em 2001, com a visita oficial do Presidente José Eduardo dos Santos àquele país a convite do ex-presidente sul-coreano, Kim Dae-jung.

No quadro do reforço da cooperação, foi aberta oficialmente a Embaixada da República da Coreia em Luanda, em Dezembro de 2007, ao passo que Angola instalou a sua missão diplomática em Seul, a 12 de Novembro de 2008.

 Nos últimos anos, os valores do intercâmbio comercial entre os dois países aumentaram, resultando numa forte aposta do empresariado sul-coreano em Angola.