News & Announcements

21/02/2013: Vice-Presidente da República e embaixadora de Cuba examinam cooperação bilateral

Vice-Presidente da República e embaixadora de Cuba examinam cooperação bilateral

Luanda - Angola e Cuba foram examinadas em Luanda, numa audiência entre vice-presidente da República, Manuel Vicente, a embaixadora da nação caribenha no país, Gisela Rivero.

Em declarações à imprensa, à saída do encontro, a diplomata considerou positiva a cooperação bilateral, pois, acrescentou, Cuba é um dos mais importantes parceiros de Angola na área social e formação de quadros.

Salientou existirem, actualmente, em Angola quatro mil colaboradores cubanos, que trabalham em diferentes programas de cooperação, nos domínios da saúde, educação, combate à malária, alfabetização e construção
civil.

Gisela Rivero destacou ainda a participação de Cuba no projecto de construção da conduta que irá fornecer água potável à cidade de Ondjiva e localidades ao longo do percurso, a partir do município de Xangongo, tendo em
conta o seu impacto social.

Anunciou a vinda a Angola, nos próximos tempos, de mais 31 professores cubanos, para leccionarem no Instituto Médio de Saúde de Ondjiva, província do Cunene, que deverá arrancar este ano.

Os laços entre Cuba e Angola remontam do periodo da luta de libertação nacional contra o colonialismo português, quando instrutores cubanos participaram na formação e enquadramento de guerrilheiros do MPLA.

Após a proclamação da independência de Angola, em 11 de Novembro de 1975, foi rubricado um primeiro convénio de cooperação entre ambos os países, em Fevereiro de 1976, que versava essencialmente os sectores da saúde e educação.