News & Announcements

21/02/2013: Rubricados documentos reitores da cooperação militar

Rubricados documentos reitores da cooperação militar

Luanda - Angola e Brasil rubricaram ontem terça-feira, em Luanda, a acta das conversações oficiais entre os dois países e o memorando de entendimento sobre a cooperação no domínio da Saúde entre as respectivas forças
armadas.

Assinaram os documentos, o ministro angolano da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, e o seu homológo brasileiro, Celso Amorim, chegado segunda-feira à capital angolana, Luanda, para visita oficial de trabalho de 48
horas, no âmbito do reforço da amizade e cooperação bilateral.

Angola conta com a ajuda do Brasil para a criação da Indústria Militar Nacional e o fortalecimento da Indústria de Defesa, visando reduzir a dependência que as suas forças armadas têm na aquisição de meios logísticos.

Esta intenção foi manifestada pelo titular da pasta da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, na abertura das conversações oficiais entre delegações de ambos Estados, no quadro da citada visita.

As partes, durante o encontro, avaliaram o estado da cooperação bilateral, com destaque para o desenvolvimento da indústria militar angolana, a saúde dos efectivos, formação de quadros militares e de outras áreas.

Celso Amorim, que já deixou Luanda, com destino à Namíbia, fez-se acompanhar de oficiais-generais dos ramos do Exército, da Marinha e Aérea, assim como empresários da indústria militar brasileira.

Angola e Brasil mantêm relações de amizade e cooperação em vários domínios desde 1975, após reconhecimento do governo brasileiro da independência do país, proclamada em 11 de Novembo daquele mesmo ano.