News & Announcements

29/01/2013: Angola e Malawi manifestam interesse em reforçar as relações económicas

Angola e Malawi manifestam interesse em reforçar as relações económicas
Addis Abeba (Dos enviados especiais) - O reforço da cooperação económica entre Angola e o Malawi, sobretudo no sector mineiro, esteve hoje, segunda-feira, no centro do conversa entre o vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente, e a Presidente do Malawi, Joyce Banda, durante um encontro, mantido em Addis Abeba
(Etiópia).
O encontro ocorreu  à margem da 20ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, iniciada no domingo.
Depois de manifestar a sua admiração ao Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, "pelo avanço que o país teve nos últimos dez anos, tirando uma boa parte da população da pobreza", a estadista malawí advogou
pretender estreitar as relações com Angola para beneficiar dos conhecimentos que este país possui na área do desenvolvimento rural.
Joyce Banda disse ter discutido igualmente com o vice-presidente angolano uma possível cooperação no sector das minas, dos petróleos e da agricultura.
"O Malawi é uma potência no sector mineiro e podemos trocar experiência", afirmou, manifestando interesse em fornecer produtos agrícolas e alimentares para o mercado angolano.
O vice-presidente da República, por seu lado, comentou que os dois países precisam identificar áreas de possível cooperação, admitindo que existem muitas possibilidades, no espírito da cooperação Sul-Sul.
Ainda à margem da Cimeira, na qual representou o Presidente angolano, Manuel Vicente entrevistou-se com o Chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, e com a ministra de Estado dos Emiratos Árabes Unidos, Reem al Hashimy.
Desconhecem-se pormenores sobre os encontros, pois não foram feitas declarações no final.