News & Announcements

29/01/2013: BNA vai lançar terça-feira novas notas e moedas metálicas do Kwanza

BNA vai lançar terça-feira novas notas e moedas metálicas do Kwanza
Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) vai proceder à apresentação e lançamento oficial, terça-feira (29), da nova família de notas e moedas metálicas do Kwanza, refere uma nota do Banco Central a que a Angop teve
acesso, em Luanda.
A Lei, que autoriza o BNA a emitir e pôr em circulação novas notas e moedas metálicas do Kwanza, foi aprovada pela Assembleia Nacional a 26 de Junho do ano passado (2012).
Na ocasião, o governador do BNA, José de Lima Massano, afirmou não se tratar de troca de moeda, "porque as notas novas serão introduzidas paulatinamente na economia, em circulação simultânea com as actuais", até estas serem completamente retiradas do circuito.
Ainda no domínio da valorização e preservação do valor da moeda, clarificou que se impõem a implementação de uma nova estratégia mais completa de monitorização da economia, que contemple a circulação e larga aceitação de moedas metálicas em transacções internas de pagamento, facilitando a organização do comércio, a formação e a estabilidade de preços na economia.
A nova família de notas e moedas metálicas do Kwanza compreende "notas de valor facial de um, cinco, dez, 50,100, 200, 500, mil, 2 mil, 5 mil e 10 mil, enquanto as moedas são de cinco e dois kwanzas e de 50 e dez cêntimos de valor facial.
Entretanto, o governador do BNA acautelou as prováveis preocupações em relação a emissão de notas de cinco e 10 mil Kwanzas, afirmando tratar-se apenas da criação de um expediente legal, para que, em caso de necessidade, se possa lançar mão.
A nova série do Kwanza apresenta melhorias em termos de elementos de segurança, relativamente às actuais notas em circulação, garante o BNA.