News & Announcements

20/01/2013: Ministro mostra abertura de Angola numa eventual ajuda à intervenção no Mali

Ministro mostra abertura de Angola numa eventual ajuda à intervenção no Mali
Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, manifestou em Luanda, a abertura de Angola numa eventual ajuda material ou financeira à intervenção militar em curso com o objectivo de apoiar as autoridades governamentais do Mali a combaterem as forças rebeldes.
O ministro proferiu estas declarações à imprensa momentos antes de um encontro com a Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, que se encontra no país desde a manhã de hoje para
consultas políticas.
Disse que a actual situação no Mali é preocupante, mas o continente africano apreciou a intervenção oportuna da República da França.
De igual modo, referiu que a União Africana está a mobilizar-se, particularmente aÁfrica Ocidental, para poder dar
apoio aos esforços que estão a decorrer neste sentido, sobretudo mobilizando tropas para algumas áreas importantes neste conflito.
“Angola partilha e apoia esta intervenção e, certamente, que no conjunto das decisõesque serão tomadas vai
ser necessário algum apoio financeiro ou material e Angola vai pensar nisso”, referiu.
Por outro lado, frisou que a visita tem um significado muito grande, porque a presidente da Comissão da União Africana foi eleita num processo em que Angola e, particularmente a África do Sul, jogaram um papel importante para a sua eleição.
Salientou também que ela acontece num momento em que se prepara a próxima sessão da União Africana e todos estes aspectos marcam a importância da vinda de Nkosazana Dlamini-Zuma.