News & Announcements

03/01/2013: Mais de dez Chefes de Estado visitaram Angola em 2012

Mais de dez Chefes de Estado visitaram Angola em 2012
Luanda – Catorze Chefes de Estado e dois primeiros-ministros de diferentes países e continentes visitaram, durante o ano findo, a República de Angola.
Dos Chefes de Estado, 13 são africanos e um sul-americano, enquanto os primeiros-ministros são africanos.
O mês de Maio é o que registou o maior fluxo de visitas, devido à Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada de 31 de Maio a 1 de Junho, em Luanda.
O primeiro hóspede foi o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, que chegou ao país no dia 30 de Janeiro, para uma visita oficial de 48 horas, destinada ao reforço das relações
entre os dois países.
Jacob Zuma, Chefe de Estado da África do Sul, foi o segundo a chegar a Angola, dia 19 de Fevereiro, em trânsito para o seu país, proveniente do Benin, onde participou na Cimeira Extraordinária da União Africana.
No Complexo Presidencial do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Jacob Zuma abordou com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assuntos relacionados à cimeira extraordinária sobre questões de paz,
segurança, governação e democracia em África, realizada em Cotonou.
No mês de Março, dia 1, chegou ao país pela segunda vez, para uma visita de trabalho de 24 horas e troca de impressões ligadas à SADC e à União Africana, o presidente sul-africano, Jacob Zuma.
Em Abril, dia 22, chegou a Angola o Presidente da República da Gâmbia, Sheikh Alhajl Ahya Jammeh, para uma visita oficial de dois dias, destina ao reforço da cooperação bilateral.
No dia 17 de Maio desembarcou em Luanda, para uma visita oficial de dois dias, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Sete dias depois, 24 de Maio, chegou ao país o Chefe de Estado do Madagáscar, Andry Rajoelina, para uma visita de trabalho de 24 horas.
No dia 30 de Maio, chegaram a Luanda os presidentes do Zimbabwe, Robert Mugabe, da Zâmbia, Michael Satã, e o primeiro-ministro do Zimbabwe, Morgan Tsivangirai, para participarem na Cimeira Extraordinária de Chefes de Estado e de Governos da SADC.
Com o mesmo objectivo, chegaram ao país, no dia 31 Maio, os presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, da Namíbia, Hifikepunye Lucas Pohamba, o primeiro-ministro da República Unida da Tanzânia, Juno Pindo, e o Rei da
Swazilandia, Mswati III.
Ainda para participar na Cimeira Extraordinária de Chefes de Estados e de Governos da SADC, desembarcou em Luanda, no dia 1 de Junho, o Presidente do Botswana, Ian Khama, enquanto cinco dias depois chega à capital
angolana, pela segunda vez, o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, para uma visita oficial de 24 horas.
No dia 26 de Julho desembarcou em Luanda o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, para uma visita de trabalho de algumas horas.
O último visitante foi o Presidente da República do Uganda, Yoweri Musseveni, que chegou ao país no dia 31 de Julho, no âmbito do relançamento das relações bilaterais entre os dois países.