News & Announcements

02/12/2012: Terminou congresso da Swapo com Pohamba eleito presidente

Terminou congresso da Swapo com Pohamba eleito presidente

Windhoek - O V Congresso da SWAPO, partido no poder na Namíbia, que teve a assistência do MPLA e outras formações políticas de África, terminou ontem os seus trabalhos e reelegeu Lucas Hiffikepunye Pohamba presidente.

Sam Nujoma e Toyvo Ya Toyvo foram eleitos membros permanentes do Comité Central do partido. Para o cargo de secretário- geral da Swapo foi eleito Nangolo Mbumba em substituição de Pendukeni Iivula-Ithana.

O Congresso contou com mais de 600 delegados e delegações estrangeiras. A de Angola foi chefiada pelo membro do Bureau Político Afonso Van-Dunem “Mbinda”.

Na abertura do Congresso, Mbinda louvou a bravura dos jovens combatentes das “PLAN” da Namibia que ao lado dos seus irmãos das FAPLA percorriam as florestas e savanas de Angola nas suas acções de resistência às
agressões do exército do apartheid e seus agentes.

Afonso Van-Dunem lembrou ser necessário “continuar a diferenciar devidamente os sitios memoráveis da nossa resistência comum ao colonialismo e apartheid, tal como já se fez com o memorial no Cuito Cuanavale.

Também intergraram a delegação angolana, Albertina Teresa José, o embaixador de Angola na Namíbia, Manuel Alexandre Duarte Rodrigues “Kito”, entre outros.