News & Announcements

30/11/2012: Angola e Turquia projectam cooperação no domínio parlamentar

Angola e Turquia projectam cooperação no domínio parlamentar

Luanda - As possibilidades do estabelecimento da cooperação a nível parlamentar entre Angola e a Turquia dominaram ontem, quinta-feira, a audiência que o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu, em Luanda, ao embaixador turco, Hamit  Osman Olcay.

Em declarações à imprensa, à saída do encontro com o líder parlamentar, o diplomata sublinhou o facto do seu país desejar tornar realidade a cooperação entre os órgãos legislativos.

Para ilustrar a pretensão, disse ter informado ao presidente da Assembleia Nacional, que a nível do Parlamento turco foi já criado um grupo de amizade Turquia/Angola, composto por vinte deputados, no sentido de
desenhar os caminhos do referido relacionamento, augurando que o mesmo aconteça no hemiciclo angolano.

Por outro lado, Hamit Olcay deu a conhecer que transmitiu a Fernando da Piedade Dias dos Santos cumprimentos de felicitações do seu homólogo turco pela sua recente eleição ao cargo.

No seu entender, a cooperação não deve cingir-se só entre os governos, devendo abranger também os parlamentos e povos dos dois países.

Noutra parte das suas declarações, manifestou o interesse do seu país em ajudar Angola a se desenvolver, devendo a aposta recair para o sector da construção civil, estando, a propósito, em negociação uma linha de
crédito.

Sublinhou o facto do volume de trocas comerciais entre Angola e a Turquia ter dobrado este ano, cifrando-se em 52 mil milhões de kwanzas.

Hamit Osman Olcay detalhou que as trocas comerciais têm se verificado nas áreas de venda de material de construção e máquinas industriais.