News & Announcements

30/11/2012: Sector energético pode utilizar fontes naturais na iluminação de zonas rurais

Sector energético pode utilizar fontes naturais na iluminação de zonas rurais
Luanda – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse em Luanda, que o país tem um grande potencial em recursos naturais que o sector energético do país pode usar para produzir energia eléctrica, principalmente na zona rural.
O governante fez esta apreciação quando discursava na cerimónia de abertura de uma conferência sobre energias renováveis promovida pelo Ministério da Energia e Águas (Minea), referindo que o país é rico em recursos naturais como sol, biomassa e vento, fontes energéticas limpas e que podem ser aproveitadas para produzir energia eléctrica, principalmente no meio rural.
A partir desses recursos renováveis, sublinhou, pode-se ajudar a promover a electrificação da zona rural do país e beneficiar à população com acesso as energias limpas.
“O país tem o compromisso de promover o uso das energias renováveis, por serem consideradas as energias do futuro”, frisou.
Angola, recordou, tem ainda uma taxa de electrificação muito baixa, onde cerca de 70 porcento da população, principalmente da zona rural, não tem acesso a energia eléctrica, razão pela qual o Executivo está a realizar um
grande esforço no sentido de inverter o actual quadro, utilizando as fontes energéticas renováveis.
Participam do encontro, que encerra sexta-feira, a ministra do Ambiente, Fátima Jardim, secretario de Estado da Energia, Joaquim Ventura, secretário de Estado das Águas, Luís Filipe, directores nacionais do Minea,
representantes do Ministério do Ambiente, especialistas do sector nacionais e estrangeiros, entre outras individualidades ligadas ao ramo.