News & Announcements
30/11/2012: Ministério do Ambiente cria plano estratégico de Tecnologias Ambientais
Luanda – O Ministério do Ambiente elaborou um Plano Estratégico de Tecnologias Ambientais que será submetido, brevemente, à apreciação do Conselho de Ministros, anunciou nesta quinta-feira, em Luanda, a titular da pasta do sector, Fátima Jardim.
A governante fez este pronunciamento quando discursava na cerimónia da abertura de uma conferência sobre Energias Renováveis, promovida pelo Ministério da Energia e Águas (Minea), tendo apontado como principal
objectivo do plano desenvolver programas e iniciativas que promovem a difusão de tecnologias ambientais.
O plano, realçou, visa ainda promover e monitorar a aplicação sustentável dessas tecnologias nos sectores públicos e privados do país.
A materialização do plano, referiu, vai contribuir para o desenvolvimento sustentável de áreas estratégicas do país como Urbanismo e Construção, Agricultura, Energia e Águas, Petróleos, Geologia e Minas, Transporte, entre outros ramos.
O Executivo, realçou, tem aprovado políticas de Segurança Energética e definiu os critérios de escolha da produção de energia, na qual tem privilegiado as fontes renováveis e limpas como biocombustíveis, gás natural,
biodiesel, assim como as energias eólica e solar.
Estamos a trabalhar para melhorar os indicadores de desenvolvimento humano e garantir a elevação das condições de vida dos cidadãos, assim como na preservação ambiental”, ressaltou.
Participam no encontro, que encerra sexta-feira, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, secretário de Estado da Energia,
Joaquim Ventura, secretário de Estado das Águas, Luís Filipe, directores nacionais do Minea, representantes do Ministério do Ambiente, especialistas dos sectores nacionais e estrangeiros, entre outras individualidades ligadas ao ramo.