News & Announcements

14/11/2012: Governante dos EUA aborda com membros do Executivo assuntos de interesse birateral

Governante dos EUA aborda com membros do Executivo assuntos de interesse birateral
Luanda – O secretário adjunto do Departamento do Tesouro do Estados Unidos da América (EUA), Neal Wolin, encontrou-se hoje (quarta-feira), em Luanda, com os ministros angolanos das Finanças, dos Petróleos e com o
governador do Banco Nacional de Angola(,BNA) com os quais abordou assuntos de interesse bilateral.
Neal Wolin reuniu-se, separadamente, com os ministros das Finanças, Carlos Lopes, dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, e com o governador do BNA ,José Massano.
O secretário adjunto norte-americano considerou os encontros mantidos com os governantes angolanos  "muito proveitosos" no que diz respeito "a planos para a economia de ambos países", no âmbito da cooperação
bilateral.
Em declarações à imprensa, após o encontro agendado com as autoridades do BNA, Neal Wolin referiu que se discutiu "a posição financeira de Angola e como o governo dos EUA poderá prestar assistência ao país.
Acrescentou que na reunião debateu-se também a possibilidade de se incluir pessoal no sistema financeiro e sobre o apoio técnico que se pode prestar a Angola neste sentido.
A visita do secretário adjunto norte-americano, que chegou a Luanda ontem terça-feira, 13 de Novembro, visou discutir as formas como Angola está a utilizar as receitas provenientes dos recursos naturais para o seu crescimento sustentável e de que forma responde às suas necessidades sociais.
Neal Wolin é secretário de Estado adjunto do Departamento do Tesouro, cargo para o qual foi confirmado pelo Senado, em 18 de Maio de 2009 e serviu a Casa Branca sob administração do presidente Barack Obama.