News & Announcements

08/11/2012: Presidente da AN quer uma administração parlamentar moderna

Presidente da AN quer uma administração parlamentar moderna
 
Luanda - O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, advogou hoje, quinta-feira, em Luanda, uma administração parlamentar moderna durante a presente legislatura, visando um trabalho eficiente dos deputados.
O líder parlamentar teceu estas considerações a propósito da apresentação do secretário-geral da Assembleia Nacional, Pedro Agostinho de Neri, recentemente nomeado e empossado ao cargo, durante a I sessão extraordinária do hemiciclo destinada a aprovar o orçamento interno de 2013.
“Da experiência passada e das informações que vamos recebendo agora, há algumas lacunas neste sentido, temos que andar depressa para que a administração parlamentar ajude os deputados e as instituições políticas da Assembleia Nacional a cumprir com eficiência o mandato que nos foi conferido pelo povo”, sublinhou.
Por isso, disse ter consciência que o trabalho do secretário-geral não será fácil, mas se deve ter em conta que a administração parlamentar joga um papel importante no apoio ao desempenho dos deputados, das comissões de trabalho e na organização das plenárias.
Perante o cenário, orientou para que, no início das suas funções, faça um levantamento exaustivo da situação da secretaria geral, da sua organização dos quadros e trabalhadores existentes.
“A secretaria tem de funcionar tendo como base a competência e o profissionalismo, para isso tem que haver uma avalização correcta dos quadros para que tenhamos uma administração parlamentar moderna, que utilize todos os meios disponíveis e ao nosso alcance, principalmente, utilizando as novas tecnologia de informação e comunicação.
Fernando da Piedade pugnou por uma formação contínua e específica dos quadros que vise os interesses da instituição e responda aos desafios da globalização.