News & Announcements

08/11/2012: Ministra considera estratégico sector das pescas

Ministra considera estratégico sector das pescas
 

Luanda – O sector das Pescas constitui uma área estratégica na implementação do programa de combate à fome e redução da pobreza, em curso em todo o país, considerou hoje, em Luanda, a ministra Victória de Barros Neto.


De acordo com a ministra das Pescas, que falava no “Conselho técnico-científico do pelouro, o aumento da produção, através de uma exploração racional dos recursos naturais e do desenvolvimento da aquicultura são, sem dúvidas, caminhos a percorrer para aumentar as oportunidades de emprego e desenvolver as economias locais.


Segundo a interlocutora, o peixe é ainda uma importante fonte de nutrição alimentar e proteína animal para grande parte da população mundial. “A pesca e aquicultura contribuem de forma decisiva para o bem-estar e prosperidade de muitos países e regiões do mundo”, considerou a ministra.


Durante dois dias, os participantes vão abordar, entre outros assuntos, o grau de cumprimento das medidas de gestão de 2012, estado do ambiente e dos recursos pesqueiros, ecossistema marinho e de água doce, avaliação da qualidade sanitária dos produtos da pesca comercializados nos últimos seis anos, recomendações biológicas para as medidas de gestão para 2013.


A valorização da sardinha, processo de importação do pescado carapau e outras espécies de pescado e seus derivados, apresentação dos resultados da produção pesqueira e análise do estado do ambiente, constam igualmente da agenda do conselho técnico-científico do sector.