News & Announcements

05/11/2012: Chefe Estado angolano recebe missiva de homólogo cubano

Chefe Estado angolano recebe missiva de homólogo cubano
 
Luanda – O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, segunda-feira, uma mensagem do seu homólogo cubano, Raul Castro, cujo teor não foi revelado.
A missiva foi entregue pela embaixadora daquele país em Angola, Gisela Rivera Garcia, durante uma audiência que lhe foi concedida no Palácio Presidencial, na Cidade Alta.
Afirmou ter ouvido do Chefe de Estado angolano palavras de solidariedade pela situação em Santiago de Cuba na sequência da passagem do furacão Sandy, que provocou pelo menos 11 mortos, segundo dados oficiais.
Funcionários das Organizações das Nações Unidas (ONU) na capital cubana, Havana, descreveram Sandy como o pior furacão que já passou pela ilha nos últimos 50 anos.
O furacão destruiu e danificou seriamente mais de 200 mil casas, hospitais e escolas. Além disso, Sandy arruinou cerca de 100 mil hectares de plantações e, consequentemente, as colheitas dos próximos meses. O escritório da ONU em Genebra, na Suíça, teme pela segurança alimentar em toda a ilha.
A embaixadora disse ter sido também mais uma oportunidade de falar com o Presidente da República sobre as relações de cooperação entre os dois países, que considerou boas e especiais e que poderão se aprofundar ainda mais.
Enalteceu o facto de compatriotas seus estarem já a cooperar nos sectores da saúde, educação e da construção, acompanhando Angola no processo de reconstrução nacional.
Anunciou ainda que será realizada no próximo ano, em Cuba, uma feira internacional do livro, dedicada a Angola.