News & Announcements

30/10/2012: Angola tornou-se num dos maiores parceiros comerciais da China

Angola tornou-se num dos maiores parceiros comerciais da China
Luanda – Angola tornou-se num dos maiores parceiros comerciais da China este ano, com trocas comerciais a atingirem os 22 mil milhões de dólares, de Janeiro a Julho, informou o embaixador chinês, Gao Kexiang.
O diplomata afirmou o facto em declarações à imprensa, à saída de uma audiência a si concedida pelo vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, estando no centro da conversa o estado actual da cooperação
entre Angola e a China.
Pelos números, Gao Kexiang considerou que a cooperação atingiu o seu melhor momento por existir confiança política mútua, com um desenvolvimento económico e comercial notável, incluindo o intercâmbio pessoal.
Valorizou o facto de muitos angolanos começarem a viajar para a China em negócio, enquanto do sentido inverso, muitos chineses continuam a contribuir para o processo de reconstrução e de desenvolvimento de Angola.
O diplomata afirmou que existem ainda “outras grandes oportunidades” de negócios que estão a ser estudadas pelas partes.
Deu a conhecer que a audiência com Manuel Vicente, serviu também para transmitir cumprimentos felicitações do vice-presidente chinês XI Jinpingao, pela sua eleição ao cargo no pleito de 31 de Agosto.