News & Announcements

25/10/2012: Situação do Mali abordada por Manuel Augusto e presidente da Comissão da UA

Situação do Mali abordada por Manuel Augusto e presidente da Comissão da UA

Addis Abeba - O secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto, foi recebido em Addis Abeba, pela presidente da Comissão da União Africana, Nkozasana Dlamini Zuma, com quem abordou questões
relacionadas com a situação no Mali.

No encontro, também se afloraram os acordos entre o Sudão e o Sudão do Sul, bem como a questão de instabilidade na Guiné-Bissau.

Manuel Augusto e Nkozasana Dlamini Zuma mostraram-se confiantes sobre as decisões saídas da Reunião do Conselho de Paz e Segurança da União africana, que poderão trazer avanços significativos no Mali, e na situação
entre o Sudão e o Sudão do Sul.

O secretário de Estado das Relações Exteriores pediu à nova presidente da Comissão da União Africana no sentido de a Organização prestar maior atenção à situação na Guiné-Bissau.

“É preciso dar-se a mesma atenção à Guiné-Bissau como se dá a outras crises, tendo apontado como exemplo a crise no Mali, disse Manuel Augusto, justificando que a Guiné-Bissau vive numa situação complexa.

Manuel Augusto e Nkozosana Dlamini Zuma reconhecerem que um dos maiores problemas que perturba a Guiné-Bissau é sem dúvidas a questão do tráfico de drogas.

A Guiné-Bissau, segundo Manuel Augusto, é o principal ponto de passagem de droga da América do Sul para Europa e América do Norte.

Adiantou que a nova presidente da Comissão da União africana pode contar com a ajuda de Angola, nesta sua missão para implementar os programas da União Africana para o desenvolvimento do continente.

Nkozosana Dlamini Zuma agradeceu o gesto do diplomata angolano e valorizou o papel que Angola desempenhou no quadro da SADC, para a sua eleição no cargo de presidente da Comissão da União Africana.